Com Brasil já classificado, Uruguai, Colômbia e Paraguai ainda lutam por vaga no Mundial

Nesta quinta-feira (4/9), a bola rola para a penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, com partidas decisivas em diferentes estádios do continente. O destaque fica para o duelo entre Brasil e Chile, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Já classificada para o Mundial, a seleção comandada por Carlo Ancelotti faz seu último jogo em território nacional nesta competição e busca melhorar sua posição na tabela, atualmente em 3º lugar com 25 pontos. Enquanto o Chile, já eliminado, tenta ao menos evitar a pior campanha de sua história em Eliminatórias.

Mais cedo, às 20h30, outros quatro confrontos movimentam a rodada: Argentina x Venezuela, Colômbia x Bolívia, Uruguai x Peru e Paraguai x Equador. Nessas partidas, a disputa promete ser intensa, já que Uruguai, Paraguai e Colômbia podem garantir matematicamente a vaga para a Copa do Mundo em caso de vitória, desde que a Venezuela tropece diante da Argentina. O cenário aumenta a expectativa, pois um simples deslize pode mudar o rumo da classificação.

Enquanto isso, a Argentina, já assegurada no topo da tabela, segue defendendo a liderança com folga de dez pontos para o segundo colocado. Além disso a partida diante a Venezuela marca a última partida de Messi com a camisa da seleção diante o seu torcedor. A Colômbia, o Uruguai e o Paraguai entram pressionados, mas também motivados pela possibilidade de garantir o passaporte antecipado para os Estados Unidos, México e Canadá em 2026. A noite promete fortes emoções para os torcedores sul-americanos, que acompanharão de perto quem se aproxima da sonhada vaga no Mundial e quem dá adeus às chances de classificação.

Veja as informações da rodada:

20h30

Uruguai x Peru – Estádio Centenário, no Uruguai

  • Uruguai – Na 4ª posição, com 24 pontos, precisa vencer e torcer para um empate ou derrota do Paraguai para se manter vivo na briga direta pelo Mundial.
  • Peru – Com 12 pontos, a situação é complicada: só a vitória mantém alguma esperança, mas depende de resultados de Venezuela e Bolívia, para sonhar com uma vaga disputando a repescagem.

Colômbia x Bolívia – Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, na Colômbia

  • Colômbia – 6ª colocada com 22 pontos, está pressionada: precisa vencer e torcer por tropeços da Venezuela para classificação direta.
  • Bolívia – Com 17 pontos, ainda sonha com classificação se vencer e contar com uma combinação improvável de derrotas de outros times.

Paraguai x Equador – Estádio Ueno Defensores del Chaco, no Paraguai

  • Paraguai – Com 24 pontos, precisa vencer e torcer por tropeços de Uruguai e Colômbia para ainda sonhar com classificação direta.
  • Equador – 25 pontos, já está classificado para Copa do Mundo.

Argentina x Venezuela – Estádio Monumental, na Argentina

  • Argentina – Líder com 35 pontos, já classificada, não corre risco de perder a primeira posição.
  • Venezuela – 18 pontos, precisa vence e torcer por uma sequência de resultados improváveis para sonhar com classificação.

21h30

Brasil x Chile – Estádio Maracanã, no Brasil

  • Brasil – Já garantido na Copa, a seleção canarinho ocupa a 3ª colocação com 25 pontos. O que resta é melhorar a colocação para terminar em 2º, mas a liderança argentina já está inalcançável.
  • Chile – Eliminada, a Roja soma apenas 10 pontos e busca pelo menos duas vitórias consecutivas e tropeços de outras equipes (como Peru) para tentar evitar terminar na última colocação e melhorar o desempenho histórico nas Eliminatórias.

Mais Goiás