Taguatinga faz aniversário nesta segunda-feira (5) com muitas conquistas para mais qualidade de vida de seus moradores
No dia em que completa 65 anos, a cidade terá a inauguração do aguardado Túnel Rei Pelé. E esse não é o único presente de aniversário que seus mais de 200 mil habitantes vão ganhar. Obras nas áreas de educação, mobilidade urbana, esporte e lazer estão levando mais qualidade de vida para a região administrativa, com investimentos que superam os R$ 500 milhões desde 2019.
Ao longo de muito tempo, Taguatinga padeceu sem cuidados ou investimentos robustos. A situação mudou nos últimos quatro anos, quando obras de infraestrutura tomaram conta da região, segundo o administrador da cidade, Renato Andrade.
A mobilidade urbana ganhou atenção especial do governo. Como acontece nas grandes cidades, o adensamento populacional em Taguatinga veio acompanhado de uma piora no trânsito. Não é à toa que a comunidade ansiava por ver o Túnel Rei Pelé sair do papel. Foram mais de dez anos de espera até que muita determinação e um aporte de aproximadamente R$ 275 milhões transformassem o sonho em realidade.
O secretário também comentou sobre a importância da conclusão da obra para a região. “A expectativa é grande. É uma obra esperada há muitos anos. São cerca de 140 mil veículos que passam aqui por dia”, disse Carvalho. “É uma obra diferenciada. Trabalhamos bastante para chegar nesse momento. Todos os equipamentos de incêndio, ventilação e iluminação de emergência estão funcionando”, completou.
Segundo o secretário, após o evento, marcado para as 10h, será liberado o sentido Ceilândia para o Plano Piloto. E, logo em seguida o sentido inverso também estará disponível para o trânsito de carros. “No decorrer do dia os dois sentidos serão liberados. Essa abertura é importante para avaliar o funcionamento”, ressaltou Carvalho. “A parte do Boulevard será entregue futuramente. Vamos trabalhar para entregar o mais rápido possível”, finalizou.
“Não há melhor presente para a cidade do que a inauguração do Túnel Rei Pelé. É, sem dúvida, a maior obra do governo atual. A construção viária traz um grande aquecimento para a economia local. E acredito que vá virar uma atração turística” afirma Renato Andrade, administrador regional de Taguatinga.