Goiânia recebeu nesta quinta-feira (21) o lançamento do Novo PAC, com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O ministro apresentou as principais obras do plano de investimentos no estado, com foco em rodovias, ferrovias e melhoria da logística de escoamento de produção industrial e agropecuária.

Entre as obras prioritárias em Goiás estão as construções da ponte sobre o Rio Araguaia (BR-080/GO) e do Rio Parnaíba (BR-153/GO); da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste FICO 1 e o BRT- Luziânia a Brasília. O Contorno de Goiânia (BR-153) também está previsto no Novo PAC. Receberão investimentos para adequação a Travessia Urbana de Formosa (BR-020/GO) e a BR-020/GO. Já a BR-158/GO (Aragarças – Jataí) está contemplada com investimentos para restauração.

De acordo com Rui Costa, o Novo PAC retoma o planejamento do país. “Nenhum lugar no mundo cresce de forma consistente, sem planejamento de longo prazo. Esse planejamento não pode ser de governo, pois as ações não se encerram em quatro anos. Para a gente conseguir êxito na política pública temos que transformá-la em ação de estado, que seja apropriada pela sociedade, pelos empresários, prefeitos e atores econômicos e sociais”, analisou.

O governador Ronaldo Caiado agradeceu o empenho do Governo Federal na priorização das obras do estado e salientou que o momento é de atuar conjuntamente. “Aqui em Goiás vocês serão sempre bem recebidos. Agora é momento de trabalhar, arregaçar as mangas e mostrar resultado a toda a população. Vamos entregar para valer esse processo todo para obtermos cada vez mais atendimento aos 7 milhões de goianos”.

Rui Costa agradeceu o diálogo, entendimento, e a recepção do governador Ronaldo Caiado e anunciou que os municípios goianos poderão participar também dos editais de seleção do Novo PAC, que serão anunciados na semana que vem pelo presidente Lula. Os editais contemplam projetos que podem ser inscritos pelos governos locais nas áreas de Cidades, Saúde, Educação, Cultura e Esporte. “Quem ainda não retomou a obra de creche, de escola ou unidade de saúde, por exemplo, procure o Governo Federal”, indicou o ministro.

O Novo PAC vai garantir, ainda, a entrega de 8 mil moradias do “Minha Casa, Minha Vida” em Goiás e o acesso efetivo à Internet em mais de 3 mil escolas estaduais.

Saúde
Na Atenção Especializada em Saúde, os recursos serão direcionados para soluções de radioterapia no Hospital das Clínicas da UFG e da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, além do Novo Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás, em Goiânia. Já na Atenção Primária, serão retomadas 14 obras de Unidade Básica de Saúde em 8 municípios.