Transporte público terá circulação normal; escolas públicas decidirão por manter ou não as aulas do dia

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo nesta quinta-feira (6), no âmbito da administração pública direta e indireta. Desta forma, parte dos órgãos públicos terá mudanças na rotina, conforme o Decreto nº 44.391.

Confira, abaixo, como será o funcionamento dos órgãos públicos do DF.

Forças de segurança

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que o policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197. A PMDF estará com esquema especial nos locais de realização dos eventos tradicionais da Semana Santa.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar também atuam ininterruptamente, podendo os serviços ser acionados pelos telefones 199 ou 193.

Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran. As equipes de educação, fiscalização e engenharia de trânsito estarão trabalhando em regime de escala normal.

Escolas públicas

A decisão de funcionar ou não no ponto facultativo caberá a cada escola. Aquelas que não funcionarem nesta quinta-feira devem repor as aulas.

DER

No Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não haverá atendimento presencial aos cidadãos. Seguem normalmente as operações de mobilidade e reversão das vias na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul e na BR-070.

Limpeza urbana

As unidades operacionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionarão normalmente nesta quinta-feira. Os papa-entulhos também permanecem abertos.

As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, conforme disponibilizado no link: www.slu.df.gov.br/dias-e-horarios-das-coletas/.

Serviço social

As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechadas. Os restaurantes comunitários abrirão normalmente, assim como as unidades de proteção social (UPSs), o Centro Pop e as unidades de acolhimento.

Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) informa que não haverá atendimento presencial nos serviços da pasta nesta quinta (6). As unidades dos conselhos tutelares, núcleos do Pró-Vítima e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas.

As demandas urgentes serão atendidas pelos seguintes telefones:

• Conselhos tutelares: 125.

• Centro Integrado 18 de Maio: (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

• Programa Pró-Vítima: (61) 98314-0620.

Na Hora e Procon

As unidades de atendimento do Na Hora e do Procon estarão fechadas. A sede do Procon funciona normalmente neste ponto facultativo.

Agências do trabalhador

Todas as agências do trabalhador espalhadas pelo DF estarão fechadas.

Cultura e lazer

Estarão abertos nesta quinta-feira

→ Biblioteca Pública de Brasília: das 7h30 às 18h

→ Cine Brasília: aberto normalmente conforme a programação dos filmes

→ Centro de Dança: das 9h às 22h

→ Concha Acústica: das 9h às 18h

→ Espaço Cultural Renato Russo: das 10h às 20h

→ Museu de Arte de Brasília (MAB): das 10h às 19h.

Estarão fechados neste ponto facultativo:

→ Museu do Catetinho

→ Memorial dos Povos Indígenas

→ Museu Nacional da República

→ Museu Vivo da Memória Candanga

→ Biblioteca Nacional de Brasília

→ Casa do Cantador

→ Centro Cultural Três Poderes

→ Espaço Oscar Niemeyer

→ Complexo Cultural Samambaia

→ Complexo Cultural de Planaltina

→ Eixo Cultural Ibero-americano.

 

Fonte: Agência Brasília