Crimes prejudicam o trabalho do Corpo de Bombeiros em eventuais emergências. Prejuízo para repor os equipamentos passa dos R$ 8 mil

O recém-inaugurado Túnel Rei Pelé tem sido alvo de vândalos. Em plena luz do dia, pedestres suspeitos adentraram na obra viária e furtaram 13 mangueiras de incêndio e cinco esguichos, instrumentos essenciais no combate às chamas em casos de emergência. O monitoramento dentro do túnel é 24h e, no momento do flagrante, as equipes de segurança acionaram a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Entre esta terça (20) e quarta-feira (21), sete mangueiras haviam sido furtadas. De acordo com as imagens do circuito de segurança, o suspeito entra no Túnel Sul, pega as mangueiras, coloca dentro de um carrinho de recicláveis e segue sentido marginal do Pistão Sul. O prejuízo para repor as mangueiras vai ser de aproximadamente R$ 8 mil.

O furto do material prejudica a atuação dos militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) em eventuais emergências. Para que a segurança da população não seja afetada, viaturas ficarão de prontidão na região para atender eventuais ocorrências.

“Essas mangueiras são importantes porque proporcionam para nós uma ação mais rápida e energética para fazer salvamento e combate ao incêndio com possíveis vítimas. Até que as mangueiras sejam repostas, nossas viaturas estão ficando aqui de forma preventiva em horários de pico. Se acontecer alguma ocorrência, teremos um deslocamento mais rápido até o local do sinistro“, explicou o comandante especializado do CBMDF, coronel Deusdete Vieira.

As mangueiras de incêndio e os esguichos estão espalhados por toda a extensão do Túnel Rei Pelé. Os equipamentos são fundamentais para a atuação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) em qualquer emergência dentro do local.

Penalidades

O suspeito que for flagrado pegando as mangueiras do túnel responderá pelo crime de furto, com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. O Código Penal prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite. A legislação também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança e concurso entre pessoas.

 

Fonte: Agência Brasília